quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista: O Preconceito começa em casa

Entrevista com: Robertha Déyvinnthan Ferreira Magalhães
Estudante
17 Anos



1- De que raça você se considera?

  • Meu pai é branco e minha mãe é negra, mas eu me considero PARDA.
2- Como seus pais lidam com as diferenças?
  • Mal. As vezes eu acho que meu pai se arrepende de ter casado com minha mãe por ela ser negra.
3- Seu pai já ofendeu sua mãe de alguma forma, por ela ser negra?
  • Já.Muitas vezes.Ele na verdade é bem direto em relação a isso, e fala que, definitivamente não gosta de negros.
4- Como sua mãe reage?
  • Ela não responde nada

5-Você já sofreu algum tipo de preconceito na escola ou local de trabalho?
  • Não que eu lembre, ou que tenha chegado até mim.
6- Você tem muitos amigos negros?
  • Sim,muitos.
7- Seus pais vêm algo de errado com seus amigos por serem negros?
  • Eles não gostam.Eles dizem :'' Não quero que você se misture com esse tipo de gente''.
9- Você já namorou alguém negro?
  • Já.
10- O que seus pais achavam disso?
  • Ele nem ia na minha casa pelo fato dos meus pais não permitirem. Meu pai foi na casa dele dizendo que não queria que ele namorasse comigo por que ele era negro e pediu que ele me deixasse. Então meu namorado brigou comigo e nós terminamos.
11- Os filhos sofrem bastantes influências por parte dos pais. Você se considera uma pessoa preconceituosa?
  • De forma alguma. Mas minha mãe mesmo sendo negra, é bastante racista.
12- Você pensaria duas vezes antes de namorar alguém negro novamente ?
  • Não.
13-PALAVRAS FINAIS.
  • Se você sofre algum tipo de preconceito, não se exclua da sociedade por causa de pessoas que não sabem viver socialmente. E você que é preconceituoso lembre-se que aceitando ou não, somos todos afro-descendentes.

3 comentários:

Durval Augusto Jr. disse...

Excelente entrevista, mostrando uma realidade que muitos preferem fingir que não existe. As perguntas foram feitas do modo como deviam: diretas e objetivas. Parabéns!

Jhéssica disse...

Obrigado!! Não podemos esquecer que essa é uma realidade. Existem pessoas em nosso meio que sofrem diariamente com o preconceito. E muitas vezes, nós, sem percebermos agimos de forma preconceituosa, seja na rodinha de pessoas que estão contando piadas, seja em outros lugares.

Jhéssica disse...

O Problema é que muitos pais ( e olha que eu estou falando de pais dessa geração) ensinam seus filhos a serem preconceituosos. Um vez chegou uma menina para uma amiga minha que é morena,parda seja lá como chamam, disse a ela que ela era negra, e por isso nunca iria ter um carro, uma casa boa, e ganhar dinheiro num bom emprego. Isso é um absurdo. A menina só tinha uns 9 anos de idade. E mais, a menina era da mesma cor que minha amiga. Mas ela achava que não era morena (negra).

Postar um comentário

Pesquisar neste blog